Friday, October 9, 2009

Objectivos

1. Promover o diálogo entre docentes e alunos, para o aperfeiçoamento do ensino na FA.

2. Promover a recolha de informação rigorosa acerca das práticas em termos de ensino e avaliações.

3. Promover o ajustamento dos elementos de avaliação solicitados, face ao peso das unidades curriculares, sua natureza e ects no quadro de Bolonha.

4. Ajustar os espaços às diferentes necessidades didácticas.

5. Dotar o Pedagógico dos instrumentos que permitam agilizar a elaboração de horários e a marcação de exames.

6. Promover a discussão de matérias pedagógicas com especialistas nacionais e internacionais.

1 comment:

  1. sugestões de implementação de práticas/processos conducentes ao alcance dos objectivos:
    1. auto-avaliação de professores e alunos deveria ser feita electronicamente (eventualmente numa área de um blackboard que seria uma plataforma de ligação entre alunos e professores relativamente a conteúdos programáticos, exames, material de apoio à disciplina etc);
    2. igualmente deveriam ser feitos relatórios no final de cada uma das disciplinas onde se pudesse apurar o que pode ser melhorado em termos didáticos e pedagógicos.
    3. monitorização de alumni - inquérito aos mesmos indagando sobre adequação dos curricula e competências alcançadas aos mercados;
    4. criação da figura de "adviser" existente em várias instituições internacionais e que serve o propósito de ajudar os alunos relativamente a:
    a)"practical problems related to study progress, financial issues, study planning or participation in educational activities, which can often be solved by providing information or helping plan study activities"
    b)onal problems with stress, sociopsychological issues, such as problems with parents, relationships, early signs of depression, cultural problems or with some form of handicap (e.g. dyslexia, medication that interferes with concentration, or RSI). Some of these problems require a follow-up appointment for counselling or guidance, such as how to apply for financial support or for referral to the university’s psychologists or the Student Health Service (SGZ);
    c)study management and career questions, such as the choice of electives, or an appropriate graduation project in terms of professional practice and individual professional development.
    5. contratar o serviço de apoio aos alunos e professores de um psicólogo.
    (Rita Almendra)

    ReplyDelete