Friday, October 9, 2009

Caras / Caros Colegas,

São atribuições do Pedagógico zelar pela qualidade do ensino na FA, aprovar o regulamento de avaliação, pronunciar-se sobre orientações pedagógicas, métodos de ensino e de avaliação, promover a avaliação do desempenho pedagógico dos docentes, elaborar o calendário académico, de exames e horários.

Por ora a implementação do processo de Bolonha traduziu-se na implementação dos regimes de “ects” e semestral, ainda sem ajustamentos a níveis tais como o número de épocas de exame (que duplicaram com a instituição do regime semestral), tipologias de avaliação de competências e conhecimentos, ou a concertação dos elementos de avaliação solicitado no termos de cada semestre. É oportuno ponderar estes aspectos, tendo em atenção as melhores práticas - na UTL e escolas congéneres - e fomentando o diálogo responsável com alunos e instâncias pertinentes, sendo que este constitui o único órgão em que docentes e discentes se encontram representados de forma paritária.

É ainda necessário repensar a didáctica e os correspondentes espaços. Com efeito, pensa-se que a tipologia predominante de salas de aula (com estiradores) nem seja adequada para o ensino de muitas matérias nem, eventualmente, de projecto. A actual afectação de espaços está longe de servir convenientemente a actual realidade, maioritariamente constituída por 3 ciclos formativos, com exigências bem distintas. Nesta como noutras matérias, importa auscultar a FA e proceder aos ajustamentos indispensáveis à qualificação do ensino e da investigação.

Lista D

No comments:

Post a Comment